A terceira edição do ROTA - Festival de Roteiro Audiovisual acontece entre 02 e 07 de outubro, na Cinemateca do MAM - RJ.

Organizado com coragem, energia incansável e competência pelos Audiovisionários Gabriela Liuzzi Dalmasso, Evandro Melo e Carla Perozzo, o festival promete ser, mais uma vez, um enorme sucesso. 

Abrangendo uma intensa programação de palestras, concurso de roteiros, laboratório de projetos de séries, rodadas de negócios e muitas outras atrações, o ROTA III é um encontro imperdível não apenas para roteiristas, mas para a indústria do audiovisual.

Nesta edição, darei a PALESTRA - BIOGRAFIAS EM FOCO: HISTÓRIAS E FATOS REAIS, no domingo, dia 06 de outubro, às 10:00hs, além de participar como consultora no Laboratório de Projetos de Série, que acontecerá nos dias 02 e 03 de outubro.

Confira a programação completa em:  http://rotafestival.com.

A primeira edição do ROTA - Festival de Roteiro Audiovisual aconteceu  em 2017 na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e foi um grande sucesso. 

Esse ano, participei como consultora, apoiadora, palestrante e mentora na segunda edição foi realizada no Museu de Arte Moderna (MAM-RJ) no final de setembro. O Festival contou com seis eventos: Seminários, Laboratório de Desenvolvimento de Argumentos de Longas, Encontro de Negócios, Concurso de Roteiros de Curtas, Mostra Competitiva de Curtas e Mostra Hors Concours.

Organizado com coragem, energia incansável e competência pelos Audiovisionários Gabriela Liuzzi Dalmasso, Evandro Melo e Carla Perozzo, o festival foi um enorme sucesso. 

Durante três dias, profissionais da indústria audiovisual deram palestras, master classes, estudo de caso e participaram de mesas de discussão sobre temáticas relacionadas a roteiro.  

Palestras:

. Como encaixar uma história no mercado - Ana Luiza Beraba

. O entrelace das tramas no roteiro de novela - Cláudia Lage

. Roteiro de novela - Marcílio Moraes

. Preparação para Editais - Gustavo Moraes

. A importância da Estrutura - Dani Reule
. Roteiro para Games - Arthur Protasio

. A dor e a delícia de escrever comédia - Paulo Cursino

. Os desafios do roteiro adaptado - Monica Solon

Master class:

.  Sala de Roteiristas - Rosane Svartman

. Roteiro de Série - Luzas Paraizo

Entrevista:

. Entrevista com George Moura - por Bruno Bloch e Filippo Cordeiro (Podcast Primeiro Tratamento)

Ouça o PODCAST realizado pela galera do PRIMEIRO TRATAMENTO.

Estudo de Caso:

. Questões de Gênero nas séries - um olhar sobre "O Conto da Aia" e "Big Little Lies" - Luciana Monteiro e Monica Solon 

Ouça o PODCAST realizado pela galera do PRIMEIRO TRATAMENTO.

Mesas de debate:

. Roteiro para Infância e Juventude - Ana Pacheco, Gabriella Mancini, Mara Lobão, Thamires Gomes, mediada por Arthur Felipe Fiel
. Portas de entrada para iniciantes no mercado de roteiro - Myriam Assis (ANCINE), Renata Corrêa (ABRA), Ana Cecília Springefeldt e Aida Marques, mediador Gustavo Coltri.

. Iniciativas de roteiristas - Bruno Bloch e Filippo Cordeiro (Podcast Primeiro Tratamento), Gustavo Coltri e Vania Medeiros (Serie_Lab), Leo Garcia (FRAPA), Vania Mattos (Cabíria Prêmio de Roteiro), Mediadora Marina Meira.

Laboratório de Desenvolvimento de Argumentos de Longas-metragens promoveu, através de premiação, bons argumentos de estudantes e iniciantes, na categoria longa-metragem de ficção, contribuindo com seu desenvolvimento e abrindo portas para sua realização. A curadoria selecionou 9 argumentos finalistas entre os inscritos. Todos os selecionados apresentaram um Pitching do projeto para uma banca de jurados, composta por Gabriel Weiner (Guará Entretenimento), Lais Pimentel (TV Globo), Marcelo Mendonça (Canal Brasil), Patrícia Andrade e aberto ao público do II ROTA, e tiveram direito a dois dias de aulas onde será abordada a evolução da ideia até o roteiro final, passando pela estrutura de longa-metragem, construção de personagens, diálogo, narrativa, convenções de gênero e caminhos de mercado.

Além das aulas sobre Personagem, com foco no Protagonista, e de Convenções de Gênero, que ministrei, eu, Dani Reule, Fydelis Fraga e Ana Luiza Beraba conversamos sobre todos os roteiristas dos argumentos finalistas sobre seus projetos. 

Encontro de Negócios teve o objetivo de promover o encontro dos roteiristas com produtoras, distribuidoras e programadoras de televisão. Roteiristas inscreveram projetos audiovisuais de qualquer formato, gênero e duração e o festival fez a ponte com as empresas, marcando reuniões de 20 minutos, de acordo com o interesse das empresas nos projetos inscritos.

Concurso de Roteiros e a Mostra de Curtas-metragens promoveram, através da premiação, roteiros de curta-metragem de ficção escritos por estudantes e/ou iniciantes e, com isso, abrir portas para sua eventual realização. A Mostra Hors Concours exibiu curtas-metragens fora de competição em que os roteiros mereceram destaque. Este ano, o evento tem a curadoria do Marcos Carvalho, do Cinema no Interior.

 

Todos os envolvidos nas palestras, curadorias, júris e no laboratório do II ROTA trabalharam de maneira voluntária.

 

Entre eles, estão: Lucas Paraizo, David França Mendes, Melanie Dimantas, Yoya Wursch, Jorge Durán, Gabriel Weiner, Lais Pimentel, Marcílio Moraes, Cláudia Lage, Mara Lobão, Monica Solon, Dani Reule, Bosco Brasil, Gustavo Moraes, Ana Luiza Beraba, Fidelys Fraga, Juliana Reis, dentre outrxs.

 

O evento também contou com o trabalho voluntário de diversos estudantes de roteiro e cinema, que se esforçaram ao máximo para proporcionar a melhor experiência aos participantes.

 

Sucesso absoluto! Super obrigada a todxs!

http://rotafestival.com.

Roteirista
Escritora

Orgulhosamente criado por Wix.com