Novidades

 

Adaptação do romance "A Capitoa", de Bernadette Lyra, é selecionado para participar do CineLibri Workshop, na Bulgária, em outubro

Monica Solon foi selecionada para participar do CineLibri Workshop - A Arte do Roteiro Adaptado, em Sofia, Bulgária, em outubro, com a adaptação para o cinema do romance "A Capitoa", da escritora capixaba Bernadette Lyra. O evento acontece dentro do International Book and Movie Festival, voltado para mostra de filmes adaptados e o intercâmbio entre editoras e produtores.

O workshop terá como mentores Linda Seger, consultora e autora de nove livros sobre roteiro, dentre eles The Art of Adaptation e Making a Good Script Great; Julian Friedmann, agente literário e sócio da Blake Friedmann Literary, Film and Television Agency (UK), e do aclamado escritor, tradutor, produtor, roteirista e diretor búlgaro Dimitar Kotzev – Shosho

O romance histórico "A Capitoa" (Casa da Palavra, 2014), da renomada Bernadette Lyra, é baseado na

vida real da primeira e única mulher a ser capitã de uma Capitania Hereditária no Brasil, no século 16.

O projeto conta com a produção e direção de Gustavo Moraes.

Voltar

 

 

Série "Baile de Máscaras"  estréia na TV Cultura, 6a feira, 06/07, à 00:30hs

A série "Baile de Máscaras", da Produtora Giros, estréia na sexta-feira à meia noite e meia na TV Cultura. É um drama político de 13 episódios de 52 minutos, que serão exibidos uma vez por semana.

Criada por João Ademir e Luiz Magalhães, a série foi desenvolvida na sala de roteiristas composta pelos criadores, liderada por Gustavo Moraes, e escrita por Gustavo Moraes, Dani Reule, Fidelys Fraga, João Ademir e eu (eps 3, 9 e 13). 

A série é sobre os bastidores das eleições no Brasil e conta a trajetória de Jorge Cavalcanti, um marketeiro político disposto a qualquer coisa para eleger o candidato a prefeito do Rio de Janeiro. Com direção geral de Flávio Tambellini, conta com Rodrigo do Santos, Gabriel Delfino Marques, Roberto Pirilo e Dani Suzuki no elenco.

Voltar

 

 

 

 

Semana Primeiro Plano - Laboratório de Curta-Metragens e Palestra "Séries"

 

A Semana do Audiovisual Primeiro Plano, realizado pelo Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais e parte do Festival de Cinema de Juiz de Fora, aconteceu em ​maio de 2019 , na Escola de Artes Pró-Música, em Juiz de Fora, MG. 

Gabriela Liuzzi Dalmasso, Nilson Alvarenga e eu fomos consultores no laboratório de  roteiros de curta-metragem. Pedro Riguetti, Allan Ribeiro e Lívia Perez deram consultoria no laboratório de argumentos.

 

Além dos laboratórios, diversos palestrantes falaram sobre técnicas de roteiro, documentário, preparação para editais e mercado, dentre eles: Gustavo Moraes (Preparação para Editais), Dani Reule (Séries: um olhar sobre linguagem e estrutura e os aspectos de um mercado em evolução), Pedro Riguetti (Estrutura de Roteiro), Fidelys Fraga (Diálogo). Minha palestra foi sobre Séries: Construção e Roteiro. 

 

Voltar

 

 

 

Placar Final - Argumento selecionado para participar do SESC ARGUMENTA 2018

 

O argumento do longa-metragem Placar Final foi selecionado para participar do laboratório de desenvolvimento de argumentos - o SESC ARGUMENTA 2018 - a ser realizado no SESC Nogueira, Rio de Janeiro, em dezembro de 2018.

O SESC Argumenta é um laboratório imersivo gratuito que propõe uma consultoria especializada a novos autores de projetos cinematográficos. Foram selecionados 10 argumentos de longa-metragem e 5 suplentes. Ao todo, a instituição recebeu 423 inscrições e foram avaliados 250 argumentos. Os autores selecionados terão a oportunidade de aperfeiçoar o processo de escrita por meio de metodologias e estruturas dramatúrgicas que contribuam para a evolução de suas histórias e para seu desdobramento em novas peças literárias. 

Participaram do comitê de seleção profissionais da indústria do audiovisual e o laboratório terá mentores como Melanie Dimantas, Fellipe Gamarano Barbosa, David França Mendes, Marina Meliande e Carlos Gregório

 

Veja os argumentos selecionados aqui.

Placar Final fala da questão da homofobia no futebol. O argumento conta a estória de dois jogadores da Premier League inglesa, um brasileiro e um britânico, que se apaixonam e, diante da perspectiva da exposição mundial, se deparam com um grande dilema.

Voltar

 
 
 
 

Curso livre de ROTEIRO DE SÉRIES no TELEZOOM, dias 17 e 24 de novembro - INSCREVAM-SE!

 

 As inscrições para o curso de  ROTEIRO DE SÉRIES no Espaço Telezoom, no Humaitá, Rio de Janeiro estão abertas.

O foco do curso será o entendimento das ferramentas e técnicas para a construção de séries. Falarei sobre construção de personagem, estrutura de série e de temporada, o processo de escrita e também sobre quais os elementos a serem considerados quando você for apresentar seu projeto de série.

Serão dois sábados, 17 e 14 de novembro de 2018, das 10hs às 15hs, e o investimento é de R$500,00.

Mais informações sobre o conteúdo podem ser encontradas na página de Cursos, aqui no site.

 

Ou INSCREVA-SE AQUI

O número de participantes é limitado!

Voltar

 

Podcast a palestra Questões de Gênero nas séries "O Conto da Aia" e "Big Little Lies", com Luciana Monteiro, que aconteceu durante o ROTA 2018. 

O ROTA 2018 - II Festival de Roteiro Audiovisual aconteceu no final de setembro, no MAM-RJ, e foi um grande sucesso. A participação de profissionais renomados da indústria audiovisual, através de palestras e da curadoria dos concursos, mostra e do laboratório de argumentos, foi incrível. 

George Moura, Lucas Paraizo, Melanie Dimantas, Paulo Cursino, Gabriel Weiner, Mara Lobão, Marcílio Moraes, Laís Pimentel, David França Mendes e outrxs compartilharam suas experiências e conhecimento com o público de roteiristas iniciantes e profissionais. 

O site Primeiro Tratamento compartilhou o podcast da palestra sobre Questões de Gênero nas séries "O Conto da Aia" e "Big Little Lies", onde conversei com Luciana Monteiro sobre elementos abordados nessas séries como violência doméstica, sororidade, masculinidade tóxica e várias outras questões.

Luciana Monteiro é mestre em Estudos Latino-Americanos pela University of Florida. No mestrado e, posteriormente durante os estudos de doutorado na Tulane University, onde lecionou, desenvolveu pesquisas sobre literatura, cinema e MPB através de perspectivas culturais, feministas, LGBTQ e interseccionalidade de gênero, raça e classe. Publicou entre outros trabalhos, o artigo “Mulheres, mães e alienígenas: Subjetividade feminina na ficção científica de Dinah Silveira de Queiroz”. 

Mais detalhes sobre o ROTA estão aqui. 

Voltar

EspecialEstudodeCaso.png
 

Atriz Hiam Abbass, que irá dirigir "A Girl Made of Dust", é homenageada no Brasil 

A atriz e diretora Hiam Abbass foi homenageada, em setembro de 2018, no evento DIÁLOGOS TRANSVERSAIS #9 – A PALESTINA E A CARREIRA DE HIAM ABBASS no Teatro da Aliança Francesa de São Paulo. Ela esteve no Brasil pela primeira vez. No evento, Hiam Abbass falou sobre sua trajetória, trabalhos, cinema, teatro e questões que marcam sua percepção sobre arte e sociedade.

Hiam será a diretora do longa A Girl Made of Dust, que adaptei para o cinema em parceria com Steve Hawes e está previsto para ser filmado em abril de 2019. Saiba mais sobre esse projeto.

 

Hiam Abbass nasceu em Nazaré, Israel, e é conhecida pelos filmes A Tenda Vermelha/Satin Rouge, Haifa, Paradise NowA Noiva Síria, Free ZoneA Madrugada do Mundo, O Visitante, Lemon Tree, Êxodo: Deuses e Reis e Blade Runner 2049. Ela também atua nas séries The OA, da Netflix, e Succession, da HBO. No filme Munique de Steven Spielberg, além do pequeno papel, Hiam também realizou assessoria técnica em atuação e idioma. A atriz também assessorou Alejandro González Iñárritu na seleção e preparação do elenco marroquino de Babel . Hiam Abbass dirigiu 3 curtas e 1 longa (Herança), tendo trabalhado neste último também como atriz.

Voltar

Roteirista
Escritora

Orgulhosamente criado por Wix.com